O interesse de Serafim Sousa por animais, nomeadamente cães, inicia-se muito cedo e toma proporções grandiosas, tal como o seu interesse em perceber cada detalhe acerca do comportamento dos mesmos.

Frequentou diversas formações, teóricas e práticas, sobre comportamento animal, assim como se manteve actual no que diz respeito á educação e treino canino.

A curiosidade por cães de trabalho cresceu ao longo dos anos, especializando-se em diversas vertentes desta área, sendo um dos profissionais mais reconhecidos a nível nacional. Começou como figurante oficial de RCI do CPC – Clube Português de Canicultura, em 1998, e nunca mais parou. Desde então tem participado em inúmeros seminários e formações, com os mais distintos profissionais internacionais nesta área, nomeadamente Campeões do Mundo em RCI. Serafim sempre tentou estar rodeado por pessoas de referência na área de adestramento canino, para que também ele venha a ser uma referência.

Desde que iniciou o seu percurso que participa em provas da modalidade, nomeadamente, IPO/RCI, SchH e BH, obtendo excelentes resultados sempre que se entrou em provas. Tão excelentes que em 2003 consegue ser o 3º Classificado da Taça de Portugal de RCI, em 2004 é 2º Classificado da Taça de Portugal de RCI III e participa no Campeonato do Mundo de RCI da FCI, em França. Além de participar em diversas provas, Serafim Sousa também prepara cães, que não os seus, para participarem em provas de obediência e testes de carácter, além de também tratar de problemas comportamentais, obediência básica e socialização dos mesmos.

Num passado recente, podemos salientar que Serafim foi Campeão da Taça de Portugal de RCI 2011 e que esteve presente no Campeonato do Mundo FCI/WM/IPO 2011, com o seu cão Gelo de Parayas. Já em 2012 conseguiu ser Vice-Campeão da Taça de Portugal de RCI 2012 e Campeão de Portugal de RCI 2012.

Foi também convidado para ministrar um seminário sobre técnicas de adestramento para RCI em Londres, Inglaterra, além de dinamizar cada vez mais e melhor a sua escola de treino, a Kaninine – Centro de Treino Canino.